Nossa história

A Sociedade dos Amigos do Museu Nacional - SAMN, coloquialmente chamada “Amigos d´o Museu”, foi fundada em 13 de janeiro de 1937, tornando-se a primeira associação de amigos de um museu brasileiro. Surgiu com a finalidade de zelar pelo patrimônio cultural do Museu Nacional, enriquecer suas coleções, auxiliar em expedições e projetos científicos, dentre outras iniciativas acadêmicas e culturais.

Foi fundada por professores do Museu Nacional e incorporadores simpáticos à instituição, como o empresário Guilherme Guinle, em um contexto de importantes transformações políticas que demandaram a criação de recursos institucionais para o enfrentamento das novas condições de sobrevivência dentro da administração federal.

De acordo com seu Estatuto, constitui-se em Associação Civil de caráter científico, cultural, assistencial e filantrópico, sem fins lucrativos e tem como objetivos apoiar as atividades do Museu Nacional e promover ou participar de ações para o desenvolvimento da sociedade brasileira, atuando em temas relacionados à conservação do meio ambiente, à cultura, aos povos indígenas, às comunidades tradicionais, ao patrimônio nacional científico, histórico, artístico e cultural, à memória nacional e à educação ambiental e patrimonial.

Recentemente, estruturou-se nos termos do novo Código Civil e adotou seu formato atual com o nome de Associação Amigos do Museu Nacional, formalmente reconhecida pela UFRJ como legítima e pronta para apoiar ações e projetos do Museu Nacional, com base no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, no Estatuto de Museus, e no Acordo de Parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Associação Amigos do Museu Nacional. 

 

Sua Diretoria é formada por quaisquer associados (pessoas físicas ou jurídicas idôneas) que se identifiquem com o objetivo da SAMN de apoio ao Museu Nacional.  


Em 2017, em homenagem ao bicentenário do Museu Nacional - primeiro museu e casa de ciência do Brasil - ocorrido em 2018, a SAMN, dentre outras ações, lançou o livreto ¨200 Anos do Museu Nacional¨, organizado por Débora de Oliveira Pires.

Com o incêndio, ocorrido em 2018, a SAMN vem intensificando seu apoio ao Museu Nacional, atuando em vários projetos voltados para a reconstrução do Museu, além da realização de exposições, de projetos e cursos de extensão, viabilizadas por meio de campanhas de financiamento coletivo, por financiamento não reembolsável ou através do Programa Nacional de Apoio a Cultura (Pronac). Dentre esses, destacam-se: a Campanha DOE/SOS Museu Nacional criada para recebimento de doações nacionais e internacionais, como apoio emergencial ao Museu Nacional; o apoio do BNDES (Pronac), visando a reforma do prédio da Biblioteca Central do Museu Nacional; e do BNDES e Bradesco (Pronac) para a restauração da cobertura e fachada do Paço de São Cristóvão.
 

Livreto "200 Anos do Museu Nacional"

 
 
 

Conheça nossa equipe

Diretoria
Mariângela Menezes
Presidente


Fabiano Richard Leite Faulstich
Vice Presidente


Valéria Cid Maia
Primeira Secretaria


Luciana Witovisk Gussela 
Segundo Secretaria


Sílvia Barreiro dos Reis 
Primeira Tesoureira


Marina Bento Soares 
Segunda Tesoureira


Conselho Fiscal
Wagner W. Martins
Membro Titular


Eduardo Martins de Barros 
Membro Titular


Luiz Fernando Dias Duarte 
Membro Titular


Regina Maria Macedo Costa Dantas 
Membro Suplente


Renata de Castro Menezes 
Membro Suplente


Leandra Pereira de Oliveira
Membro Suplente

Equipe
1. Funcionários

Rosemeri Orth
Gerente Administrativo Financeiro


Ana Cláudia Corrêa Baptista 
Coordenadora Financeira 

Jéssica dos Santos Coelho 
 Coordenadora Administrativa 

Amanda de Oliveira Guimarães 
Analista Administrativa Financeira 


Maria da Conceição G. Alcofarado 
Assistente Administrativa Financeira


Valéria Gonçalves 
​Assistente Administrativa Financeira

Tania Graci Monteiro
Assistente Administrativa Financeira


​Ana Lúcia Pinho Antunes 
​Secretária Executiva 


2. Assessorias 

Anna Carolina Nepomuceno de Oliveira 
Assessora de Compras 

Fatima Marinho Nunes 
Assessora de Tecnologia da Informação 

Noemia Lucia Barradas Fernandes 

Arquiteta e Urbanista 


Samara Antero 
Arquiteta e Urbanista 


Ruth V. Saldanha
Assessora para Captação de Emendas Parlamentares

Clarice Magalhães 
Assessora para Pronac 

Edson Nobre  

Assessor de Serviços Externos 

Consultorias 
Haus Martins Advogados Associados


ONAC - Organização Nacional de Auditoria e Contabilidade
 
Seier Auditoria Independente Ltda